Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Hackathon reforça ações de IoT na comunidade Inatel

inatel hackathon inatel qualcomm agosto 2016 66O Inatel realizou neste final de semana o Hackathon – maratona de programação que vai muito além do desenvolvimento de tecnologias. Com o tema Soluções de IoT – Cidades e Casas Conectadas, o evento reuniu mais de 60 pessoas entre alunos, professores e colaboradores do Inatel. Durante sábado e domingo, eles tiveram que desenvolver soluções de Internet das Coisas e apresentar o produto para um júri que escolheu as melhores ideias em três modalidades: negócios (ideia mais viável mercadologicamente); tecnologia (ideia mais tecnológica) e equipe destaque, escolhida pelos mentores. O Hackathon tem por objetivo disseminar ainda mais o movimento de IoT dentro do campus e conectar a comunidade da instituição com as ações do Living Lab, no qual o Inatel está se transformando. A maratona ocorreu poucos dias antes do lançamento do Smart Campus, marcado para o dia 31 de agosto. O evento contou com o apoio da Qualcomm, parceira do Inatel no desenvolvimento e testes de aplicativos. A multinacional cedeu placas dragonboard, modelo 410C, utilizadas no desenvolvimento de soluções em IoT.

inatel hackathon inatel qualcomm agosto 2016 37A equipe escolhida pelos mentores pela dedicação e entrosamento durante a maratona foi a Smart Health, formada por alunas do segundo período de diferentes cursos de Engenharia do Inatel. As jovens desenvolveram uma solução para conectar pacientes, médicos e hospitais através de leitura de código de barras para garantir acesso em tempo real das informações de histórico de saúde e agilizar o atendimento nos hospitais. “Foi um desafio desenvolver um projeto em 48 horas, com tecnologias que não sabíamos trabalhar. Aprendi que se nos dedicarmos, corrermos atrás, conseguimos realizar o que queremos. A gente se esforçou muito”, disse Ingrid Barbosa, do 2º período de Engenharia de Controle e Automação. Como prêmio, a equipe ganhou uma viagem para o evento IoT Latin America e para a Qualcomm, em São Paulo, e um curso EaD de Smart Cities do Inatel.

inatel hackathon inatel qualcomm agosto 2016 38Já o prêmio de tecnologia ficou para o projeto IoP, Internet of People, que propõe o monitoramento de pessoas com problemas de saúde por meio de sensores que monitoram os sinais vitais, um aplicativo, que pode ser usado por familiares do paciente, e também um sistema instalado em atendimentos de emergência, como o SAMU, que pode ser acionado por alarme caso os sensores detectem algum problema. A equipe ganhou uma ida ao IoT Latin America, um curso de EaD em Smart Cities e uma placa da Qualcomm. “A placa ficará com os integrantes da equipe para testes e para dar andamento no projeto, que queremos levar adiante”, afirma Wellington Rodrigues, do 8º período de Engenharia de Controle e Automação.

inatel hackathon inatel qualcomm agosto 2016 55O projeto que levou o prêmio de mais viável mercadologicamente foi o Water Drop, que propõe a automatização de hidrômetros residenciais, permitindo a coleta de dados remotamente e o acompanhamento dos gastos diários pelos consumidores. “A troca de experiência entre os participantes do Hackathon é incrível. O evento é focado no desenvolvimento tecnológico e também em soluções com apelo de mercado, como a que nós desenvolvemos”, afirma Thiago Scodeler, especialista do Inatel Competence Center, integrante da equipe que ganhou uma ida ao IoT Latin America, um curso de EaD em Smart Cities e uma placa da Qualcomm.

As fotos e vídeos do Hackathon Inatel podem ser conferidas na página do Facebook.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800