Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

5G, IoT e programas de empreendedorismo são destaques do Inatel no Futurecom

INATEL Futurecom card setembro 2017O Inatel estará com várias ações no Futurecom 2017, de 2 a 5 de outubro, em São Paulo, no Transamerica Expo Center. A instituição de Educação, Pesquisa e Inovação é parceira de empresas nacionais e internacionais no desenvolvimento de soluções para o mercado de telecomunicações e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e, este ano, destaca-se com apresentação da primeira solução para 5G com tecnologia nacional, desenvolvida nos laboratórios de pesquisa do Instituto e que atende também ao crescente mercado de IoT, além de um espaço exclusivo que mostra a atuação de nossa Incubadora de Empresas.

No stand do Inatel - stand H6, Hall D - os visitantes também poderão consultar os serviços oferecidos pelo centro de desenvolvimento e inovação - Inatel Competence Center, que conta com mais de 300 especialistas aptos a atender às demandas de mercado nas áreas de hardware, software, software embarcado, além de capacitações corporativas, certificações, ensaios e calibração.

5G com tecnologia nacional
A solução para 5G, vencedora de um prêmio internacional e lançada oficialmente em Brasília no mês de agosto, poderá ser conferida no stand H6, Hall D. O transceptor MIMO-GFDM Flexível é resultado de dois anos e meio de pesquisas realizadas pelo Centro de Referência em Radiocomunicações (CRR) do Inatel, criado com o apoio do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), Finep e recursos do Funttel. O Inatel propõe um modelo de operação para as redes 5G, que permita o acesso à Internet em áreas remotas com qualidade e custo acessível. Espera-se aumentar o raio de cobertura, que atualmente é de 5 km à 10 km, para 50 km, com banda larga de qualidade até o limite da célula. O transceptor venceu, recentemente, como a melhor solução flexível para 5G em uma competição que reuniu o propjeto do Inatel e outros seis europeus, na Finlândia. Algumas tecnologias candidatas ao sistema 5G desenvolvido pelo Instituto também podem atender ao mercado de IoT.

O coordenador das pesquisas em 5G do Inatel, Luciano Leonel Mendes, estará no Futurecom e será o mentor técnico de uma visitação guiada a alguns estandes da feira que desenvolvem soluções para a futura rede de comunicação móvel. O Tour 5G será realizado nos dias 3 e 4. Os interessados em participar devem se inscrever previamente e restam poucas vagas.

No Congresso, o coordenador do Centro de Referência em Radiocomunicações do Inatel - CRR, professor José Marcos Camara Brito, fará a palestra “Redes de Comunicações Móveis de 5ª Geração: Cenários, Requisitos, Aplicações e Tendências Tecnológicas”. A palestra será no dia 3 de outubro, às 15h20, no Auditório Argentina.

Incubadora de Empresas

Além do stand oficial do Instituto, este ano, a Incubadora de Empresas do Inatel terá um espaço exclusivo – E70 – com a participação de graduados e incubados. Todo o processo de incentivo à educação empreendedora do Inatel, reconhecido por prêmios nacionais, poderá ser conferido com projetos dos programas de Ideação e pré-aceleração, além de três empresas incubadas e quatro graduadas. Startups que integraram ou são integrantes do Crowd Vale da Eletrônica, projeto em parceria do Inatel, Ericsson e Telefónica Open Future, também estarão no maior evento do setor de TIC da América Latina, no stand da Ericsson.

Encontro de Ex-Alunos

O tradicional Encontro de Ex-alunos do Inatel será dia 4 de outubro, após a Futurecom. Os detalhes e a confirmação da presença no site www.inatel.br/exaluno.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800