Criatividade e inovação marcam o 4º Startup Weekend do Inatel

Inatel SW ab2017 1Dedicar o fim de semana para transformar uma ideia em Startup, essa foi a atividade que 70 empreendedores se propuseram a realizar entre os dias 28 e 30 de abril, na 4ª edição do Startup Weekend Inatel.

Com participação de startupers de Itajubá, São José dos Campos, Pouso Alegre, São Lourenço, Itabira, Barra Mansa, entre outras cidades, o evento, que durou 54 horas, foi a oportunidade de diferentes perfis debaterem ideias, criar novas amizades, trabalhar para produzir um MVP (Mínimo Produto Viável) e comprovar a demanda mercadológica dos produtos criados pelos grupos.

As atividades tiverem início na sexta-feira, 28, com a palestra do Claudio de Castro Correa, fundador da One Cloud, startup que desenvolveu o primeiro portal multicloud da América Latina e recentemente foi adquirida pela TIVIT, empresa líder de Serviços de TI em âmbito nacional e internacional. “Nossa startup nasceu em um startup weekend e estou muito orgulhoso de estar aqui comentando um pouco de nossa experiência. Somos a prova que uma empresa de verdade pode nascer em eventos assim", comentou Claudio.

Após a palestra, os participantes tiveram o palco aberto para compartilhar suas ideias e inspirar outros a se juntarem a seus times, através da apresentação de pitches.

Os participantes foram divididos em onze ideias e dedicaram horas à produção de um modelo de negócios utilizando a metodologia canvas, discussões, aprimoramento do projeto, intervenções dos tutores, reavaliação do projeto até a apresentação, que foi realizada na noite desse domingo, 30 de abril.

As apresentações finais foram avaliadas por importantes empreendedores, como o arquiteto de soluções da Ericson Alexandre Nogueira, Sidney Castro da aceleradora de startups Wayra, Luiz Carlos Caldeira do Sebrae e Eduardo Esteves Zanin, gestor do processo de pré-incubação e pré-aceleração de startups do INATEL e do Programa Crowd Vale da Eletrônica.

Inatel SW ab2017 2Dentre tantos projetos inovadores, os jurados escolheram como vencedora a startup “We Play”, que é uma plataforma que conecta pessoas apaixonadas por esporte. Hector Borrello, que veio de São Caetano/SP, e representante do grupo, comentou sobre a experiência. “Foi uma experiência espetacular e extremamente intensa. Eu vim aqui com o objetivo de aprender e eu saí com muitos amigos e muita energia para seguir a diante. Eu acredito muito no nosso projeto, pois primeiro eu acredito no prazer e os benefícios que o esporte pode trazer na vida das pessoas e como transformador da sociedade. Vamos seguir com o projeto”.

O segundo lugar ficou com a startup “Caçadores de Livros”, um aplicativo que auxilia a conexão de pessoas para doação e troca de livros. E o terceiro lugar ficou com o “Free 2 Life”, um aplicativo que ajuda pais no cuidado com crianças autistas.
Além das colocações, foi dado também o prêmio menção honrosa para o projeto “Retrôs” que busca alternativas para ajudar os idosos.

Além das três startups vencedoras, a “Safe Agro!” também foi selecionada para integrar o processo seletivo para a participação na segunda edição do Crowdworking Vale da Eletrônica, que abrirá incrições em maio. Elas participarão do pitch final apresentando seus produtos e, se selecionadas, poderão desenvolver suas ideias e impulsionar suas startups contando com a parceria Inatel, a Ericsson e a Telefónica.

18193903 827462387421270 7852602206066039816 nPara Paola Marques, responsável pela organização do 4º SW Inatel, a lição desse evento é de dever cumprido. “Foi um desafio grande, pois é a primeira vez que essa equipe assume a organização do Startup Weekend Inatel. Quando participamos dos SW anteriores aprendemos que isso é uma experiência que é muito inspiracional que te capacita e nós nos sentimos capacitados em abraçar a organização dessa edição. O Startup é um ensinamento, uma forma de se redescobrir, de você se sentir capaz de solucionar novos desafios sempre e eu estou muito orgulhosa do que fizemos aqui”, disse.

O SW Inatel contou com o apoio de alunos do Inatel, mentores do Sebrae e Crowdworking Vale da Eletrônica. Saiba mais da comunidade Startup Weekend Inatel em www.facebook.com/SWInatel .