Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

5ª Semana da Engenharia Biomédica do Inatel tem palestras e minicursos sobre inovações tecnológicas para a área da saúde

INATEL SEB Post 1200x630pxOs avanços tecnológicos em benefício da saúde vão estar em debate durante a 5ª Semana da Engenharia Biomédica do Inatel, que acontece entre os dias 8 e 10 de agosto. O evento reúne estudantes, engenheiros e médicos que atuam no mercado e vão mostrar a importância cada vez maior do trabalho em conjunto para oferecer à população uma melhor qualidade de vida, seja na prevenção, diagnóstico ou tratamento médico.
A palestra de abertura será com o presidente da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica, o engenheiro Adriano de Oliveira Andrade. Ele vai falar sobre como as pesquisas na área contribuem para a inovação tecnológica em saúde no Brasil. As outras palestras vão abordar temas como equipamentos médicos, segurança da informação, telemedicina e digitalização 3D, além da participação do Hemominas que falará sobre a doação de medula óssea e o cadastro de interessados em ser doadores. O encerramento da Semana será com a médica Márcia Ito, que atua na IBM. “O evento é aberto a todos os interessados nos assuntos relacionados à tecnologia e saúde e as palestras vão mostrar a importância dessa multidisciplinaridade em benefício da inovação”, afirma a professora Rani Alves. As palestras são gratuitas e a programação completa pode ser conferida no site inatel.br/semanadabiomedica. Quem participar de todas as palestras vai concorrer ao sorteio de uma impressora 3D.

Minicursos
Além das palestras, os participantes da Semana da Engenharia Biomédica do Inatel vão ter atividades práticas durante os minicursos oferecidos nos dias 9 e 10, de Internet das Coisas em aplicações médicas; monitoração de pacientes com o monitor multiparamétrico; e motores miniatura de corrente contínua. As vagas são limitadas e os interessados devem se inscrever na tesouraria do Inatel, mediante pagamento de taxa de R$ 10,00.
O Inatel foi a sexta instituição de Ensino Superior a oferecer o curso de graduação em Engenharia Biomédica no país. Os alunos têm à disposição laboratórios temáticos voltados para a tecnologia para a saúde. Um desses espaços – o Laboratório de Imagens Médicas - será inaugurado durante a Semana da Biomédica e conta com equipamentos de Ressonância Magnética, de Raio-X (odontológico, convencional e móvel), Ultrassom, Tomografia e Mamografia, disponíveis exclusivamente para ensino e pesquisa. Além da graduação, o Inatel oferece curso de pós na área em Santa Rita do Sapucaí, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. A faculdade também tem um Centro de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia Assistiva – CDTTA, com o foco em inovações tecnológicas a um preço acessível para pessoas com deficiência. Algumas soluções desenvolvidas com o apoio do CDTTA já ganharam o mercado.

Hack Heath
A Semana da Engenharia Biomédica é um “esquenta” para um outro evento que será realizado nos dias 19 e 20 de agosto, o Hack Heath. O hackathon pretende reunir pessoas em busca de soluções tecnológicas para a saúde, sejam profissionais da área ou pacientes e interessados em usufruir do que a inovação pode fazer pelo bem-estar. Mais informações no site inatel.br/hackhealth.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800