O Inatel agora é Unidade EMBRAPII.

A EMBRAPII (Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) é qualificada como uma Organização Social pelo Poder Público Federal desde setembro de 2013. Ela mantém contrato de gestão com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Ministério da Educação (MEC) e atua por meio da cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas, tendo como foco as demandas empresariais e como alvo o compartilhamento de risco na fase pré-competitiva da inovação. Ao compartilhar riscos de projetos com as empresas, tem o objetivo de estimular o setor industrial a inovar mais e com maior intensidade tecnológica para, assim, potencializar a força competitiva das empresas tanto no mercado interno como no mercado internacional.

Formas de apoio:

No financiamento da carteira de projetos da Unidade EMBRAPII, aplica-se a seguinte regra geral de composição de recursos financeiros:

Infográfico

* Os aportes das empresas são exclusivamente financeiros. Nos casos em que os recursos aportados pela empresa decorrerem de obrigação de investimento em P&D (como por exemplo Lei de Informática) sua participação não pode ser inferior a 50% do valor do projeto.

Áreas de atuação:

O Inatel, há 30 anos, presta serviços de PD&I para o mercado através do Inatel Competence Center. Como Unidade EMBRAPII, ampliará sua contribuição com as indústrias em projetos de inovação na área de Sistemas de Comunicação Digital e Radiofrequência:

Linhas de Atuação:

  • Dispositivos de Comunicação Digital e Radiofrequência
    • O Inatel pode colaborar com a pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, sistemas e dispositivos de comunicação digital e de radiofrequência, incluindo o processamento digital de sinais, a especificação, simulação e desenvolvimento de antenas para as mais diversas aplicações e segmentos, entre outros. Para isso contará com a estrutura do Inatel Competence Center alinhado ao Centro de Referência em Radiocomunicações responsável por realizar a pesquisa, o desenvolvimento e a transferência de tecnologias em sistemas de Telecomunicações para telefonia móvel (5G), enlaces de comunicação ponto a ponto terrestres de alta capacidade e longo alcance, enlaces de comunicação via satélite e sistemas de acesso banda larga sem fio.
  • Arquiteturas e dispositivos de redes de alta densidade
    • O Inatel pode colaborar com a pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, arquiteturas, sistemas e dispositivos de redes de alta densidade, incluindo dispositivos e aplicações no conceito de M2M, IoT, Indústria 4.0 (Manufatura Avançada), entre outros. O Inatel Competence Center em parceria com o Centro de Referência em Radiocomunicações e o ICT Lab tem desenvolvido soluções inovadoras de M2M e IoT usando diversas tecnologias, como: redes em malha (Wi-Fi e IEEE 802.15.4), redes de sensores e atuadores (Bluetooth Low Energy, IEEE 802.15.4(e), ZigBee, 6LowPAN, NB-IoT, NB-LTE, LTE-M, e outros), redes heterogêneas, redes definidas por software (SDN), virtualização de funções de rede (NFV), redes virtuais, redes centradas em informação (ICN) e redes auto-organizáveis (SON).
  • Sistemas de Monitoramento Remoto:
    • Dispositivos e softwares para segurança eletrônica;
    • Redes Inteligentes (Smart Grid).
    • O Inatel pode colaborar com a pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, sistemas e dispositivos que necessitem de monitoramento remoto, como nas aplicações de segurança eletrônica de coisas e pessoas e nas aplicações de Smart Grid (Rede Elétrica Inteligente). Também podemos atuar em aplicações de monitoramento remoto na área da saúde, ambientais, entre outros segmentos.

Público-alvo:

Indústrias de qualquer porte, estabelecidas e que operam no país e queiram desenvolver seu projeto na área de atuação do Inatel.

Diferenciais de ser Unidade EMBRAPII:

  • Fomento à pesquisa em parceria com empresas com recursos não reembolsáveis.
  • Compartilhamento do risco de PD&I entre empresas, Inatel e EMBRAPII.
  • Agilidade no processo, com contratação e início imediato dos projetos.
  • Os direitos de propriedade intelectual são negociados diretamente entre a Unidade EMBRAPII Inatel e a empresa.
  • Aprovação, liberação de recursos, execução, gerenciamento do projeto e prestação de contas são de responsabilidade da Unidade EMBRAPII Inatel;

Flexibilidade

  • Projetos de qualquer porte podem ser contratados.
  • Os projetos podem atender a uma empresa ou a um grupo de empresas.
  • Desenvolvimento de projetos aplicados a diferentes mercados.

ENTRE EM CONTATO

A equipe do Inatel está à disposição para as oportunidades de desenvolvimento de soluções e produtos inovadores na área de Sistemas de Comunicação Digital e Radiofrequência.

Entre em contato: embrapii@inatel.br | (35) 3471-9276
Responsável pela Unidade EMBRAPII Inatel:
Carlos Augusto Rocha – caugusto@inatel.br | (35) 3471 9388

@ Entre em contato

Inatel - Instituto Nacional de Telecomunicações

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200

Escritório em São Paulo - SP - Brasil

WTC Tower, 18º andar - Conjunto 1811/1812

Av. das Nações Unidas, 12.551 - Brooklin Novo - 04578-903

+55 (11) 3043 6015 | inatel.sp@inatel.br