Laboratório de Ideação

O que é?

O que é?

O Laboratório de Ideação do Inatel é um espaço voltado para estimular a criatividade e iniciar um processo de inovação. Nele, quem sonha empreender, quem deseja testar uma ideia, criar um conceito ou precisa prototipar um modelo de negócio encontra recursos para isso. Sua dinâmica é baseada em abordagens centradas no usuário, como a do Design Thinking e Customer Development, permitindo a experiênciação, simulação, criatividade e simulação de negócios.

O laboratório foi estruturado para ser um modelo completo de fábrica de prototipagem de ideias, presente no mercado ou nas universidades de forma separada para atender cada um desses ecossistemas. Contudo, o Laboratório de Ideação do Inatel se diferencia ao apresentar um projeto concebido para tornar-se um Fab Lab acadêmico e profissional ao mesmo tempo.

O Laboratório de Ideação do Inatel possui parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, o SENAI e Sebrae para fornecimento de recursos-chave, suporte técnico e financeiro, integrando a rede de Laboratórios Abertos do Programa SibratecShop, que atuam como facilitadores para atender demandas tecnológicas de empreendedores, visando transformar ideias e sonhos em negócios. São ambientes repletos de possibilidades, onde pessoas com diferentes perfis e habilidades se encontram para trabalhar de forma colaborativa no desenvolvimento de produtos, processos e negócios.

Estrutura

Estrutura

O Laboratório de Ideação do Inatel é um espaço único, dividido em quatro ambientes especialmente projetados para desenvolvimento de ideias, realização de treinamentos, palestras, oficinas, workshops, hackathons, demodays, entre outras atividades inovativas.

  • Ambiente Maker: local que será operado pelos usuários, levando-se em consideração todos os aspectos de segurança, com áreas de atuação que podem ser integradas às outras. Disponibilidade de Impressoras 3D (ABS e PLA) e centro de usinagem para Placas de Circuito Impresso – PCI.
  • Ambiente de Cocriação: espaço lúdico, para atividades em grupo ou individuais, com insumos de informática, software, processos e ferramentas criativas para auxiliar no desenvolvimento de protótipos e modelos de negócio.
  • Ambiente de Coworking: contato direto com empreendedores e suas startups, network e acesso a rede do Inatel no espaço de trabalho compartilhado por pessoas das mais diversas áreas. Aqui o empreendedor terá contato com investidores externos, novos parceiros e acesso a informações sobre editais de fomento e inovação.
  • Ambiente de convivência: espaço agradável onde usuários poderão conversar sobre assuntos diversos, lanchar, tomar café, praticar jogos, entre outras atividades.

Laboratório de Ideias

Quem poderá utilizar o Laboratório de Ideias?

A Comunidade de Usuários do Laboratório de Ideação do Inatel é constituída por alunos, ex-alunos, professores, pesquisadores, funcionários, empresários ligados à Incubadora do Inatel e outros empreendedores da comunidade externa, esses últimos tendo acesso por meio de parcerias firmadas com o Inatel através do NEmp/Incubadora.

Usatilizar o Laboratório

Quero utilizar o Laboratório de Ideias. O que faço?

Para os interessados em conhecer a proposta e a estrutura física do Laboratório de Ideias deve procurar o Núcleo de Empreendedorismo do Inatel (NEmp) para conhecer melhor o regulamento e a disponibilidade de horários.

Gostaria de realizar um evento. O que faço?

Gostaria de realizar um evento. O que faço?

Para realizar um Evento o Organizador tem que se caracterizar como parte da Comunidade de Usuários do Laboratório de Ideação do Inatel, seguir o Procedimento de Solicitação de Reserva do Laboratório do Inatel e cumprir com as obrigações estabelecidas no Regulamento.

O Procedimento de Solicitação de Reserva do Laboratório do Inatel possui 3 passos:

  • PASSO 1: Consultar a Agenda do Laboratório do Inatel para verificar a disponibilidade dos ambientes na(s) data(s) e horário(s) desejado(s).
  • PASSO 2: Preencher o formulário on-line de Pedido de Reserva do Laboratório de ideação do Inatel, com antecedência de 4 (quatro) dias úteis à data do evento.
  • PASSO 3: Aguardar o deferimento do pedido por e-mail em no máximo 24h, ou indeferimento do pedido mediante justificativa.

Usatilizar o Laboratório

Gostaria de utilizar os equipamentos de prototipagem. O que faço?

Para requisitar o uso dos equipamentos de prototipação é necessário se caracterizar como parte da Comunidade de Usuários do Laboratório de Ideação do Inatel, ler o Regulamento e seguir o Procedimento de Solicitação de Reserva de Equipamentos de Prototipação que possui 4 passos:

  • Antes de reservar o equipamento é necessário validar o projeto através do Checklist de Pré-prototipação com um profissional especializado do Laboratório de Ideação do Inatel. Esse procedimento tem o objetivo de prever erros em arquivos, tempo de setup de máquina, custo de matéria-prima e tempo de execução.
  • Se o Checklist de Pré-prototipação for aprovado, é necessário consultar a Agenda de Prototipação e certificar-se da disponibilidade de horas/máquina para execução do trabalho.
  • Havendo disponibilidade de horas/máquina para execução do trabalho é necessário preencher e submeter o formulário on-line de Pedido de Reserva de Equipamento de Prototipação.
  • O usuário será comunicado por e-mail em até um dia deferindo seu pedido, ou indeferindo mediante justificativa.

@ Entre em contato

Inatel - Instituto Nacional de Telecomunicações

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200

Escritório em São Paulo - SP - Brasil

WTC Tower, 18º andar - Conjunto 1811/1812

Av. das Nações Unidas, 12.551 - Brooklin Novo - 04578-903

+55 (11) 3043 6015 | inatel.sp@inatel.br