E o que pode acontecer quando se implementa uma inovação?

ProblemasGeralmente a implantação de uma inovação pode dar origem a dois comportamentos: 

- O primeiro é a aceitação plena, com grande sucesso. Isto se dá, por exemplo, com um produto ou serviço que vá plenamente de encontro à necessidade ou desejo do segmento “consumidor” (mesmo que o mesmo seja constituído de “clientes internos...”), ou melhore significativa e visivelmente o desempenho de uma instituição ou empresa, ou setor dela que visivelmente tenha problemas, problemas estes sentidos por todos os envolvidos; 

- O segundo é a rejeição, parcial ou mesmo plena, o que inclui, geralmente, a desqualificação de quem ou deu a ideia inovadora ou a implantou. Este é um comportamento humano normal, porque tira as pessoas da “zona de conforto”, e as assusta com o novo ambiente. Isto ocorre principalmente em instituições conservadoras e cristalizadas em sua atuação há longo tempo. 

No entanto, no segundo caso, já é de conhecimento geral de que, se a inovação agregar realmente valor, à rejeição inicial segue-se uma “observação” do que realmente está ocorrendo, e, se tudo correr bem ou os eventuais problemas forem rapidamente corrigidos, vem a aceitação plena do novo método. 

Esta “rejeição” é um bom problema para um gestor inovador, que terá que lidar com ele com calma, paciência, e respeito às pessoas, mas que às vezes terá que agir firmemente, para o bem da instituição ou empresa... 

No próximo “Inovação e Cia” veremos algumas dicas para lidar com esta situação. Até lá...

 

NOTÍCIAS

{{article.title}}{{article.date}}

@ Entre em contato

Inatel - Instituto Nacional de Telecomunicações

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200

Escritório em São Paulo - SP - Brasil

WTC Tower, 18º andar - Conjunto 1811/1812

Av. das Nações Unidas, 12.551 - Brooklin Novo - 04578-903

+55 (11) 3043 6015 | inatel.sp@inatel.br