Notícias



Inatel 50anos Graduacaodeempresas jul2015 45
Importantes personalidades e instituições foram homenageadas
No dia 16 de julho, o Inatel realizou uma Cerimônia Especial de Graduação de Empresas. Parte integrante dos eventos do Cinquentenário do Inatel, a cerimônia homenageou 30 empresas, dentre as 57 que passaram pela Incubadora de Empresas e Projetos da instituição, como também importantes personalidades e instituições que apoiam o movimento de empreendedorismo na região. Além das homenagens, duas empresas foram graduadas: Fit Networks e Hit Soluções Tecnológicas. O evento reuniu cerca de 200 pessoas, dentre autoridades regionais e federais, empresários e colaboradores do Inatel.

Para o empresário Leandro Morais, da empresa Numus Desenvolvimento de Software, a homenagem marca a continuidade de uma história iniciada na Incubadora do Inatel. “Eu fico muito contente em poder participar. Sabemos do nome do Inatel e como o empreendedorismo é forte em Santa Rita do Sapucaí. Ser homenageado nessa festa é uma satisfação muito grande para mim e para todos da empresa”, afirma.

Dentre as personalidades homenageadas se destacam o professor Mário Augusto Nunes, ex-diretor do Inatel e precursor do ensino do empreendedorismo na instituição; o  escritor Fernando Celso Dolabela, um dos pioneiros do ensino de empreendedorismo no Brasil; professor Evaldo Ferreira Vilela, presidente da Fapemig; Dr. José Claúdio dos Santos, diretor de administração e finanças do Sebrae Nacional, e; Roberto Souza de Pinto, presidente do Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica – Sindivel.

Fernando Dolabela, ressaltou a importância do Inatel na criação de uma cultura empreendedora. “O empreendedorismo é um fenômeno de contágio social, é um valor. E é também um fenômeno de cidade. Por isso é impossível separar o Inatel de Santa Rita do Sapucaí. Talvez, quem é da cidade (e do Inatel) não tenha consciência do que a cidade desperta para quem vem aqui. Estou sendo homenageado hoje, mas a grande homenagem que Minas Gerais e o Brasil deve prestar é para o Inatel e para Santa Rita do Sapucaí. Essa cidade que é o altar do empreendedorismo do País.”

Inatel 50anos Graduacaodeempresas jul2015 289
Empresários graduados homenageados no evento
O evento também homenageou importantes instituições que contribuíram para o desenvolvimento da cultura empreendedora no Inatel e no Vale da Eletrônica. Foram homenageados o Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas – Sebrae; a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores – Anprotec; o Conselho Nacional de Pesquisa – CNPq; o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais – BDMG; o Rede Mineira de Inovação – RMI; a Fundação de Amparo e Apoio a Pesquisa de Minas Gerais – Fapemig; o Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica – Sindivel, e a Escola Técnica de Eletrônica Francisco da Costa Moreira – ETE.

José Claudio dos Santos, presidente em exercício do Sebrae Nacional, destacou a importância Incubadora do Inatel para o desenvolvimento local e setorial. “É um momento especial para todos nós, principalmente quando podemos sair de Brasília e visitar um projeto tão importante, em uma cidade que é referência para o Brasil. Vale a pena ver esses projetos de perto. Agradeço a homenagem em nome de toda diretoria do Sebrae”.

Para o professor Marcelo de Oliveira Marques, diretor do Inatel, o evento reafirmou o compromisso da Incubadora do Inatel em contribuir decisivamente com o desenvolvimento local e setorial de Santa Rita do Sapucaí.  “Um momento especial, em que foi possível comemorar o cinquentenário e homenagear àquelas pessoas e instituições que participaram, participam e continuarão participando da história de nossa instituição e de sua fundamental importância para o Vale da Eletrônica.”

O evento foi realizado pelo Núcleo de Empreendedorismo do Inatel – NEmp, em parceria com o Sebrae Minas.

Empresas Graduadas na Cerimonia

A Fit Network é uma empresa que oferece soluções técnicas inovadoras para provedores de acesso à internet. Com o foco no desenvolvimento de equipamentos de distribuição via fibra ótica, a solução possibilita que os provedores levem o acesso à internet para um maior número de pessoas com o custo reduzido de 70% do convencional. Residente na Incubadora de Empresas e Projetos do Inatel desde 2012, a empresa é destaque no ambiente de incubação e emprega aproximadamente 20 pessoas.

A Hit Soluções Tecnológicas atua no mercado de automação comercial. Com foco em sistemas de atendimento ao cliente, a Hit desenvolveu o Ex-Touch (expositor giratório interativo), Ex-Color (expositor giratório com acabamento em inox e multicores) e Fix-Color (display iluminados fixos com multicores). Na Incubadora do Inatel desde 2012, a empresa se consolida cada vez mais no mercado oferecendo aos clientes expositores inteligentes para vitrines. Entre os seus clientes estão grandes redes de varejo, como Renner e C&A.

Inatel 50anos Graduacaodeempresas jul2015 54
Os sócios Misael e Marcos da Hit Soluções Tecnológicas
Inatel 50anos Graduacaodeempresas jul2015 76
Clóvis Juliano da Fit Networks recebendo o certificado

Incubadora de Empresas e Projetos do Inatel

É certificada na norma ISO 9001 e vencedora de dois prêmios nacionais da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores – Anprotec: Melhor Projeto de Promoção da Cultura do Empreendedorismo Inovador do País, em 2005, e Melhor Incubadora de Empresas Orientada para Desenvolvimento Local e Setorial, em 2014. 

 Em atividade desde 1992, a Incubadora de Empresas e Projetos do Inatel foi reconhecida  como a  que mais graduou empresas no estado de Minas Gerais, em uma recente pesquisa realizada pelo Núcleo de Tecnologias de Gestão - NTG da Universidade Federal de Viçosa – UFV, em parceria com a Rede Mineira de Inovação – RMI. Localizada no campus do Inatel, em Santa Rita do Sapucaí, a Incubadora possui oito empresas residentes e 57 empresas graduadas, que juntas geram cerca de 750 empregos diretos e uma receita superior a R$ 130 milhões por ano.